top of page
Buscar
  • Proa Arquitetura

VISÃO DE MUNDO • PERU • PARTE I


Viajar nos coloca em contato com o novo, nos permite conhecer lugares, culturas e hábitos diferentes, expandindo nossos horizontes e promovendo aprendizados e experiencias que carregamos pela vida toda.


Para arquitetos, viajar tem um papel fundamental na construção de repertório e bagagem cultural, que refletem diretamente no seu trabalho. Viajar nos permite perceber a estrutura das cidades pela forma como a paisagem urbana acontece e pelos hábitos e costumes de seus habitantes, transformando nosso pensamento e a forma como projetamos.


Aqui na Proa buscamos sempre aumentar nossa bagagem cultural por meio de viagens, e hoje inauguramos aqui no blog uma seção onde vamos relatar brevemente nossas experiências e visão de mundo sobre os locais que visitamos. Nosso primeiro relato será sobre o Peru.

O Peru é considerado um dos 6 berços da civilização (locais onde as primeiras civilizações surgiram sem que uma influenciasse a outra), começando a ser povoado cerca de 14.000 mil anos atrás, e com o surgimento das primeiras civilizações a 5.000 mil anos atrás.


Toda essa história e cultura somadas a uma condição geográfica que possibilita uma grande diversidade de paisagens, onde encontramos desertos, cordilheiras, floresta amazônica e litoral tornam o Peru um destino imperdível para quem gosta de cultura e aventura.


Lima, a capital, é uma cidade litorânea banhada pelo Oceano Pacífico, com uma condição geográfica um pouco diferente do habitual, a cidade acontece elevada em relação ao nível do mar, condição que concede proteção contra tsunamis e belos pontos para se observar o mar e a paisagem nos bairros de Miraflores, Barranco e San Isidro, onde parques lineares acompanham o desenho da costa. Porém, essa condição acaba segregando o acesso de pedestre a praia.

Com cerca de 10 milhões de habitantes, Lima possui uma urbanização mais espraiada, com um sistema de transporte público descentralizado e trânsito caótico. Com poucos edifícios altos, Lima apresenta uma grande diversidade arquitetônica, onde encontramos antigos templos de civilizações pré-incaicas, igrejas coloniais e modernos arranha céus convivendo lado a lado.


Por, Erick Ribeiro

Arquiteto e Urbanista

Proa Arquitetura Integrada

9 visualizações0 comentário
bottom of page