top of page
Buscar
  • Proa Arquitetura

PROA ARQUITETURA INTEGRADA COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (T.I.)


No atual cenário da construção civil, o uso de novas tecnologias é fundamental. É cada vez maior o investimento em inovação tecnológica entre construtoras e incorporadoras. Esses novos procedimentos vão além de colocar computadores, softwares e internet. Trata-se de uma cadeia de sistemas específicos para o setor que auxiliam a gestão de todos os processos na empresa.


Quando falamos em uso de tecnologia na construção, uma das primeiras coisas que pensamos é o BIM (Building Information Modelling). De fato, não é mais uma novidade no meio imobiliário e já é uma realidade comum na indústria civil. Mas, e o que mais a T.I. pode nos oferecer?


A falta de comunicação entre os projetistas envolvidos ainda é a maior causadora de incompatibilidades em projetos. Sendo assim, tão importante quanto encontrar uma incompatibilidade é registrar o problema e a sua solução. Para isso, usamos diferentes softwares (Evernote, Excell e Google Agenda) para organizar a coordenação e comunicação, obtendo todas as informações das especialidades envolvidas e solicitamos as adequações necessárias, resultando em redução de retrabalho futuro.


Outro desafio para a tecnologia solucionar é o grande volume de dados que os projetos costumam ter e que precisamos compartilhá-los com a equipe. Atualmente, uma das soluções mais utilizadas para esses casos é o armazenamento em nuvem que, além de ser organizado, sempre se mantém atualizado, facilitando o cruzamento de dados em tempo real.

A robótica é outro bom exemplo da aplicação de T.I. na construção civil. Já existem alguns exemplos pelo mundo de robôs projetados para uso nas obras. Recentemente, a Proa Arquitetura teve a oportunidade de trabalhar em parceria com a Leica Geosystems, empresa suíça famosa por produzir equipamentos para topografia e geomática.


Existem (e existirão ainda mais) outras inúmeras ferramentas tecnológicas que auxiliam na elaboração dos projetos do escritório. Nós da Proa Arquitetura adoramos inovação e nos orgulhamos de estar sempre atentos em facilitar o dia a dia tanto da nossa equipe, clientes, colaboradores e, principalmente, no canteiro de obra.

Fonte imagem: University of Strathclyde

Por, Luiza Coutinho

Proa Arquitetura Integrada

18 visualizações0 comentário
bottom of page