top of page
Buscar
  • Proa Arquitetura

PROA ARQUITETURA INTEGRADA COM PROJETOS ESPECIAIS | HARAS



Projetar edificações no meio rural têm seus desafios, pois diferentemente do que ocorre nas grandes cidades urbanizadas, a procura pela integração com a natureza é uma das maiores prioridades. Hoje tornou-se recorrente a busca por um refúgio, longe do cenário urbano, que possa abrigar seus visitantes com conforto e lazer, e projetar esses espaços exige atenção em alguns quesitos.


Majoritariamente, os projetos rurais ocorrem em vastos espaços, com vegetação nativa e normalmente pouco povoados. Saber trabalhar com o terreno é o primeiro passo para que se resolva o escopo inicial. A implantação deve levar em conta a correta distribuição das edificações em função dos fluxos exigidos, conforto, visuais e demais características relevantes ao projeto arquitetônico.


Além disso, é frequente a necessidade de estender o projeto aos animais, exemplo do que ocorre no haras desenvolvido pela Proa Arquitetura. Neste caso, o bem-estar dos cavalos foi colocado em primeiro plano juntamente com os demais usuários, através de um projeto integrado que exigiu um grande número de pesquisas em diversas áreas de conhecimento.


Por fim, a integração entre essas diversas escalas do projeto também é de grande importância e pode ser desenvolvida através de duas formas principais. A primeira é o uso do paisagismo, que se pensado corretamente pode auxiliar no direcionamento de fluxos, na criação de setores e no conforto do local. Aliado a isso, a materialidade das edificações também age como unificador, garantindo a identidade visual do projeto e sua inserção com o meio característico de cada região.


Por, Matheus Cruzara

Proa Arquitetura Integrada

53 visualizações0 comentário
bottom of page