top of page
Buscar
  • Proa Arquitetura

ARQUITETURA INTEGRADA COM INTERIORES PÓS COVID-19


ARQUITETURA DE INTERIORES E O COVID As pessoas estão vivendo um momento único, o COVID-19 criou desafios inéditos para todos. Medidas de proteção, reinvenção, descobrimento de novas atividades, novos meios de comunicação, novas formas de exercer tarefas diárias e por que não, novas formas de se relacionar. Segundo especialistas, quando o período de confinamento e de ampla contaminação da epidemia estiver encerrado muito provavelmente as pessoas não serão mais as mesmas. A crise exige criatividade e pede um reset, um olhar mais simples e objetivo das necessidades humanas.

Mudanças de hábitos, como o consumo consciente e o trabalho a distância, junto com uma preocupação maior com problemas que já eram bem reais, como o cuidado com o meio ambiente e a busca pelo bem estar físico e mental, afeta o comportamento de todos, trazendo consigo novos profissionais, colegas de trabalho, consumidores e clientes. Mas a pergunta que se faz agora não é mais como lidar com a quarentena, mas como retomar a vida à medida que ela for acabando? Como estes fatores influenciarão o ambiente de trabalho e as casas no futuro próximo? Como os espaços frequentados poderão ajudar neste momento?

O bom projeto de interiores tem como objetivo atender as demandas de seus possíveis usuários. Portanto, diante desta nova realidade e deste novo cliente, o foco passa a ser em soluções espaciais específicas que possam impactar positivamente na vida do usuário, promovendo a qualidade de vida, a segurança e o bem-estar tão buscados neste novo mundo, pós-Covid.

ALGUMAS DICAS PARA APLICAR EM SUA CASA OU ESCRITÓRIO Cores: Não é de hoje que se tem conhecimento da influência no comportamento e até na saúde derivada da escolha das cores dos ambientes. Usar tons suaves fará com que seu ambiente familiar ou profissional seja de paz interior, saúde, calma e não de ansiedade; um lugar de bem estar mental e produtividade. Elementos Naturais: As plantas são também importantes aliados em tempos de adversidades. Em ambientes profissionais após a quarentena, por exemplo, elas influenciarão diretamente a saúde de todos os colaboradores, além de ajudarem a promover o clima de bem-estar e tranquilidade importante para conter a ansiedade e manter o foco e a produtividade da sua equipe.

Ar Puro: Grandes janelas e aberturas permitem maior incidência de iluminação com luz natural e favorece a circulação do ar, tão importante na contenção do vírus. Sortudos são os que conseguem usar este artifício e trazer a natureza externa para dentro do seu espaço, dando um outro clima às atividades exercidas no ambiente.

Mantenha-se Ativo: O auto-conhecimento, a prática de yoga, meditação, as atividades físicas e a leitura serão suas armas neste momento. Criar um espaço exclusivo para estas finalidades é vital em ambientes residenciais e um diferencial muito positivo até nos ambientes profissionais. 

O surgimento e a rápida progressão da pandemia pegaram a todos de surpresa e com força; são tantas notícias e preocupações que a população se sente igualmente informada e despreparada para a situação, se afogando em conteúdo à procura da luz no fim do túnel. É um sentimento assustador, que freou um crescimento constante, de décadas, desse organismo que é nossa sociedade. Por isso, nesse momento é importante dar um passo para trás; focar nas coisas simples como saúde e bem estar. Olhar para o fundamental como não se olhava há tempos e preparar o terreno para acelerar novamente, com um novo gás.   

Por, Ana Vilas Boas

8 visualizações0 comentário
bottom of page